Usina do Funil realizará simulado de rompimento de barragem no sábado

O consórcio da Usina do Funil que fica localizada entre os municípios de Lavras e Perdões, vai realizar o Simulado de Rompimento da Barragem, no dia 26, próximo sábado. O simulado será realizado na cidade de Ribeirão Vermelho, teoricamente a cidade que mais se afetaria se ocorresse um rompimento de barragem ou outro acidente qualquer, pois a cidade fica a jusante da barragem da usina, cerca de três quilômetros. O simulado será realizado também no bairro Niterói, pertencente ao município de Lavras.
O simulado foi preparado por representantes da Aliança Energia, que tem a concessão da exploração da Usina do Funil; Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MG), representada pelo agente regional de Proteção e Defesa Civil, o subtenente Clébio Wander Ribeiro, pelos Bombeiros Militares de Minas Gerais, Compdec (Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil) dos municípios de Ribeirão Vermelho, Campo Belo, Perdões, Lavras, Nepomuceno e Cana Verde.
O simulado é apenas para cumprir uma formalidade imposta por lei federal, a Usina do Funil é considerada pela Aneel como de risco baixo.

 

Comentários