Lago de Furnas: Mesmo com as chuvas, nível do lago é preocupante

Mesmo com as chuvas que caíram na região desde o início do ano, o Lago de Furnas continua com nível baixo. De acordo com Furnas Centrais Elétricas, o nível atual do Lago de Furnas é de 754,13 metros, 14,69 metros abaixo do nível máximo, representando pouco mais de 12% de sua capacidade.
Em nota, pelo facebook, Furnas informou que os reservatórios de acumulação, como é o caso da Usina de Furnas, trabalham enchendo no período de chuvas (novembro a abril) e esvaziando no período de seca (maio a outubro).
Após longos períodos de estiagem são necessários alguns meses de chuvas para que a água penetre no solo ressecado e comece a fazer diferença no nível do reservatório. Não procede a informação de que a água do reservatório da UHE Furnas esteja sofrendo qualquer tipo de desvio.
As usinas hidrelétricas brasileiras são componentes do Sistema Interligado Nacional e sua operação é planejada e programada pelo ONS. Os níveis dos reservatórios e a energia despachada são programados pelo ONS, responsável por operar o conjunto de reservatórios brasileiros de forma integrada, com o objetivo de garantir a segurança energética.

Comentários