Menino de 11 anos morre depois de ser picado por escorpião em Minas

Um menino de 11 anos, morador de Quem-Quem, distrito de Janaúba, no Norte de Minas, morreu depois de ser picado por um escorpião, no sábado, dia 22. De acordo com informações de moradores o garoto Rafael, foi picado pelo animal peçonhento quando brincava no quintal casa da família. O aracnídeo estava escondido em um monte de tijolos.
Inicialmente, a vítima foi encaminhada para um hospital na sede urbana de Janaúba, a 45 quilômetros de distância do distrito. O menino seria alérgico e, com isso, os sintomas se agravaram. Ele foi transferido para um hospital em Montes Claros, cidade-polo da região, onde morreu às 23h de sábado, segundo um amigo da família.
O garoto era de uma família humilde, o pai é pedreiro e a mãe, cabelereira. Ele era filho único do casal, que ficou inconsolável. A morte da criança vitima de picada de escorpião causou muita comoção.
Escorpiões são aracnídeos como as aranhas e alguns realmente oferecem riscos sérios. Existem aproximadamente duas mil espécies de escorpiões no mundo e, no Brasil, há cerca de 100 delas. O gênero Tityus é o que causa mais mortes, em especial o Tityus serrulatus: o escorpião-amarelo. A espécie ocorre em grande parte do Brasil e se reproduz por partenogênese: não precisa de machos para gerar filhotes. O escorpião é visto, hoje, como um problema de saúde pública, se adaptando bem aos meios urbanos: cemitérios, esgotos e em locais de despejo de entulho e madeira.

Comentários