O Sul do Brasil pode passar pelo frio mais intenso do século

O Sul do Brasil pode passar pelo frio mais intenso do século

O Sul do Brasil pode passar pelo frio mais intenso do século por conta de uma massa de ar polar prevista para chegar à região na próxima semana. As temperaturas podem chegar a -10 ºC e a sensação térmica a incríveis -25ºC, com vento frio e a possibilidade de neve. A previsão é do Metsul Meteorologia. E se o mineiro vai sentir um pouco desse clima gelado, só os próximos dias poderão dizer.
De acordo com o Instituto Nacional de Meterologia (Inmet), que está preparando uma nota técnica sobre o assunto, a previsão é de que a intensa massa de ar polar chegue a Minas Gerais na madrugada do dia 29 de julho, mas ela pode chegar enfraquecida se condições também apontarem para a ocorrência de chuva.
“O sistema começa a se configurar hoje, segunda-feira (26). Na terça-feira (27), ele já atua sobre a região Sul do país, provocando grande declínio das temperaturas. Na quarta-feira (28), a massa de ar frio provoca declínio na temperatura máxima e na madrugada de quinta-feira (29) é que ele provoca um declínio nas temperaturas no Sul e no Triângulo Mineiro. Mas a gente não tem como afirmar a intensidade que isso vai chegar por conta de uma chuva que os modelos estão mostrando para o Sul de Minas, também na madrugada do dia 29”, explicou a meteorologista do Inmet, Anete Fernandes.
De acordo com a meteorologista, ainda não é possível afirmar também a intensidade da chuva, mas pelas condições e a época do ano, tudo indica que seria de intensidade fraca. Mesmo assim, caso a precipitação ocorra, a massa de ar frio poderia chegar com menos intensidade à Minas.
“A chance de chuva na noite anterior da entrada da massa fria no Estado, tende a evitar que a gente tenha geadas severas, mas é necessário a gente acompanhar a configuração e evolução do sistema no início da próxima semana”, completou Anete Fernandes.
Frio intenso no Sul do Brasil
Na última sexta-feira (23), o Metsul Meteorologia emitiu um alerta de frio severo para a região sul do Brasil. Segundo o instituto de meteorologia, no final da próxima semana, poderão ser registradas temperaturas mínimas de até -10ºC. Além de vento frio, também pode voltar a nevar no Sul do país.
Nas áreas de maior altitude do Rio Grande do Sul a sensação térmica pode chegar de -10ºC a -20ºC. Ainda segundo o Metsul Meteorologia, no morro da Igreja, que fica no Parque Nacional de São Joaquim, localizado na divisa entre os municípios catarinenses de Bom Jardim da Serra, Orleans e Urubici, a 1800 metros do nível do mar, sensação térmica pode chegar a -25ºC.

Comentários