Pelo menos 4,7 mil cafeicultores do Sul de Minas foram impactados pela geada que atingiu todo estado.

Pelo menos 4,7 mil cafeicultores do Sul de Minas foram impactados pela geada que atingiu todo estado.

Pelo menos 4,7 mil cafeicultores do Sul de Minas foram impactados e vão precisar da ajuda para se recuperarem dos danos causados pela geada que atingiu a região na semana passada. O balanço foi divulgado pela Emater-MG.
O levantamento feito em municípios do Sul de Minas e do Triângulo Mineiro aponta que pelo menos 156,3 mil hectares de café foram atingidos pela geada da última semana. O Sul de Minas representa mais de 77% desse território.
Já os hectares atingidos representam 17,2% da área ocupada pela cafeicultura da região abrangida pelo levantamento. Dos 9,5 mil produtores prejudicados, a metade precisará recorrer a crédito ou seguro rural para fazer frente aos danos, conforme a Emater-MG.
O presidente da Emater-MG, Otávio Maia, disse que a instituição está disponível para fornecer os laudos necessários, tanto para prefeitos decretaram estado de calamidade pública e também para agricultores terem respaldo para a liberação do seguro rural e financiamento para a recuperação das lavouras.
A Emater orienta que sejam feitas fotos, de preferência com registro da data, elaboração de um croqui, se possível com informações georreferenciadas dos talhões e das áreas afetadas. Neste momento, nenhum manejo deverá ser realizado.
Pelo menos quatro cidades do Sul de Minas já publicaram decretos pedindo ajuda. Nepomuceno, Itamogi e Coqueiral estão em estado de calamidade pública. Já Alfenas está em situação de emergência.
 
 
 

Comentários