Jovens são principais propagadores de contágio de Covid nas Américas, diz Opas

A Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) advertiu, na terça-feira, dia 25, que os jovens são os principais propagadores da Covid-19 nas Américas.
Em entrevista coletiva, Carissa Etienne, diretora da Opas, braço regional da Organização Mundial da Saúde (OMS), manifestou sua preocupação com a "incidência desproporcional" da doença entre os jovens. Isso nos indica que "as pessoas jovens são os principais impulsores da propagação da doença na nossa região", afirmou.
A especialista afirmou que existe um padrão semelhante em todo o continente de concentração de casos no grupo de 20 a 59 anos, mas que 70% das mortes ocorrem entre as pessoas de mais de 60 anos.
Etienne explicou que muitos dos jovens que se infectam apresentam quadro leve e não precisam de internação em UTI, mas transmitem a doença para outras pessoas que serão internadas. Para a diretora da Opas, este é um lembrete de que o combate à Covid-19 é uma "responsabilidade compartilhada".
Para Etienne, se não houver uma vacina antes, o vírus vai estar entre nós por um bom tempo e essa é uma batalha que não se pode ganhar de uma só vez, há várias rodadas. "É por isso que precisamos aplicar as lições dos lugares que controlaram o vírus e deixar que os dados guiem nossas ações", pediu.

Comentários