LabCovid começa a processar testes de cidades da microrregião de Lavras

Na segunda-feira, dia 25, o LabCovid, laboratório da Universidade Federal de Lavras (Ufla) para a realização de testes moleculares de diagnóstico da Covid-19, recebeu o primeiro fluxo de amostras pelo credenciamento à Fundação Ezequiel Dias (Funed). O LabCovid passa a processar 200 testes semanais dos municípios que compõem a microrregião de Lavras: Ijaci, Ingaí, Itumirim, Itutinga, Carrancas, Luminárias, Ribeirão Vermelho e Nepomuceno.

A coordenadora do LabCovid, professora Joziana Muniz de Paiva Barçante, disse que esse novo fluxo de testes torna o laboratório uma referência no Estado para o diagnóstico da Covid-19. "O LabCovid passa a ser um polo de recebimento das amostras da Funed. Todos os testes urgentes da microrregião, relacionados a síndrome respiratória aguda grave ou de gestantes, por exemplo, serão processados em Lavras, no LabCovid".

A cota semanal inicialmente pactuada entre o LabCovid, a Funed e a Secretaria de Estado de Saúde (SES) era de 150 amostras. Em reunião realizada na quinta-feira, dia 21, com os secretários de saúde dos municípios da microrregião, a coordenação do LabCovid decidiu ampliá-la para 200. "Havia municípios com cotas muito baixas para um período de pandemia e onda vermelha na microrregião. Decidimos ampliar a capacidade de diagnóstico para melhorar a assistência a esses municípios e, consequentemente, o fluxo de saúde em Lavras, que recebe pacientes graves de cidades da região", explica Joziana.

Comentários