853 cidades de Minas Gerais receberam ontem a primeira parcela da fatia que lhes cabe no acordo com a Vale.

853 cidades de Minas Gerais receberam ontem a primeira parcela da fatia que lhes cabe no acordo com a Vale.

As 853 cidades de Minas Gerais receberam ontem, segunda-feira (30/8), a primeira parcela da fatia que lhes cabe no acordo com a Vale. Os municípios vão dividir, por critérios populacionais, R$ 1,5 bilhão dos R$ 37,68 bilhões pagos pela mineradora em função da tragédia de Brumadinho, em 2019.
O governador Romeu Zema (Novo) recebeu centenas de prefeitos em evento no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. Em ato simbólico, o chefe do poder Executivo autorizou o repasse de 40% dos valores que cada administração municipal tem a receber pelo pacto com a mineradora. As outras parcelas vão ser pagas em janeiro e julho de 2022. Um acordo com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) foi assinado.
O dinheiro poderá ser usado pelos prefeitos para obras de infraestrutura, como a construção de casas de saúde. Melhorias em estradas também estão permitidas. A utilização da verba para pagar salários está vetada.
"Assumimos um estado em seríssimas dificuldades, mas desde o primeiro dia nosso foco é equilibrar as contas e arrumar a casa", disse Zema.
Segundo o governador, sua administração tem conseguido colocar o "trem" nos trilhos. O desafio, agora, é fazer os vagões acelerarem. "Somos um estado que, pelo menos, está no caminho certo".

Comentários