LAVRAS: HOMEM É PRESO POR DEIXAR BEZERROS EM CARROCERIA DE CAMINHÃO SEM ÁGUA E SEM COMIDA POR 2 DIAS

A Polícia Militar do Meio Ambiente divulgou nessa segunda-feira, dia 5, uma ocorrência de sexta-feira, dia 2, de maus-tratos contra animais na rodovia MGC-354, que liga Lavras a Luminárias.

Segundo os policiais, eles foram acionados por causa de um caminhão boiadeiro que estava estacionado às margens da rodovia e, segundo o denunciante, o veiculo estava estacionado há pelos dois dias.

No caminhão havia seis bezerros, os quais estavam sem água, sem comida, debilitados e sujeitos às intempéries da natureza frente ao tempo chuvoso.

Imediatamente foram iniciadas as diligências para identificar o responsável. Foi constatado se tratar de autor reincidente do crime, o qual já havia sido autuado em 2020 por transporte insalubre de animais, ocorrência também lavrada pela Polícia de Meio Ambiente de Lavras.

O homem foi localizado e ele alegou aos policiais que trabalhava com compra e venda de gado, que adquiriu os animais em fazendas da região e que os venderia em outro estado, todavia, não conseguiu justificar porque animais estavam sem água e comida.

Os policiais do meio ambiente fizeram contato com técnicos do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), e uma veterinária do órgão compareceu ao local. Ela detectou infração correspondente a falta de Guia de Trânsito Animal (GTA), tratando-se de documento obrigatório que deve acompanhar todo e qualquer trânsito de bovinos e bubalinos.

Foi dada voz de prisão ao autor pela prática do crime de maus-tratos, além da lavratura das multas correspondentes, apreensão dos animais e do caminhão utilizado para a prática do crime.

O crime de maus-tratos é previsto na Lei de Crimes Ambientais, com pena que chegar a reclusão, de 2 a 5 anos de cadeia, a depender da espécie do animal.

Fonte: Jornal de Lavras

Comentários