SAAE INFORMA A POPULAÇÃO SOBRE A QUALIDADE DA ÁGUA

Elton Barrios é engenheiro e diretor, do SAAE de Nepomuceno. Ele falou com a 95 FM sobre uma notícia que saiu nas mídias nacionais que dizem existir presença de agrotóxico em águas distribuídas entre várias cidades: “os dados foram divulgados por ONGs na área ambiental que levaram em consideração dados que são registrados pelo ministério da saúde que estão no sistema de informação da qualidade de água distribuída para consumo humano, então ele pegaram esses dados no sistema e interpretaram dessa forma”, diz Elton Barrios. 
Elton informa que o SAAE se viu na obrigação de dar um respaldo para a população de que é feito as análises exigidas pelo ministério da saúde periodicamente, nas análises realizadas nunca foi encontrado nenhum agrotóxico acima do limite aceitável para a distribuição e consumo humano. Esse limite é estabelecido por normas nacionais e internacionais, sendo uma portaria do ministério da saúde que determinam esses limites que foram estabelecidos através de estudos onde eles identificaram que um volume menor do que aquela quantidade estabelecida ali não seria nocivo para a saúde humana.
“Nunca houve nenhuma identificação de que houvesse existência de agrotóxicos acima do limite aceitável, ou seja, nossa água é ideal para o consumo humano e que está dentro dos padrões de potabilidade nacional e internacional”, ressalta Elton, também diz consumir a água de Nepomuceno sem medo, pois sabe que a água é tratada da forma correta.

Comentários