Universidades federais do Sul de MG começam 2020 com ajustes no orçamento e adotam cautela

O ano de 2019 foi de reorganização nas finanças por parte dos gestores de universidades federais em todo o país. Com o anúncio de contingenciamento dos orçamentos por parte do Governo Federal, que foi suspenso em outubro, foi preciso adequar as contas. Agora, com expectativas para 2020, as universidades do Sul de Minas adotam cautela em relação a investimentos e contratações.
É o caso da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), que deve começar o ano com um orçamento previsto um pouco menor comparado a 2019. O valor de mais de R$ 242 milhões caiu para pouco mais de R$ 241 milhões. Assim que o Ministério da Educação anunciou o contingenciamento, em abril, a universidade tomou medidas como demissão de quase 100 funcionários terceirizados e diminuição de bolsas.
"Estamos otimistas, apesar das dificuldades. O custo anual da educação pública no Brasil é mais barato do que universidades de referência mundo afora. Dizer que a universidade pública é cara e inefetiva é um erro. Nós custamos pouco à sociedade e entregamos muito. É preciso investir em educação, ciência e tecnologia", afirma o Reitor. A Universidade Federal de Lavras (Ufla) também enfrenta o mesmo problema.

Comentários