Coronavírus: como se comportar no supermercado em meio à pandemia

Para quem precisa ir às compras em meio à pandemia é necessário redobrar a atenção e atentar aos cuidados para não favorecer a transmissão do vírus e piorar a situação. Para tirar dúvidas com relação ao que fazer nesse caso, o infectologista e professor da UFMG Mateus Westin respondeu a algumas questões que podem ser úteis na hora de ir ao supermercado. Preciso usar máscara? Como higienizar embalagens e frutas?
O álcool em gel, primeiro item a sumir das prateleiras devido à pandemia do novo coronavírus é mesmo crucial? De acordo com o especialista, não necessariamente. O infectologista explica que, no geral, a melhor forma de combater a propagação da COVID-19 é a rotina de lavar as mãos com água e sabão.
Segundo Mateus, os estoques de álcool a 70% estão em nível crítico, mas o produto não é a única e nem a melhor alternativa, por se tratar de uma substância mais agressiva. A lavação com água e sabão é menos irritante para a pele.
O especialista salienta que determinados grupos necessitam da peça, que também está com os estoques críticos e não deve ser usada de maneira indiscriminada. A máscara é fundamental para duas situações: para pessoas sintomáticas e para os profissionais da saúde que vão entrar em contato com pessoas sintomáticas com proximidade e repetidas vezes. O que não é o caso da população em geral.
Quanto às luvas, o infectologista explica que, apesar de impedirem o contato direto com as superfícies e produtos, elas não necessariamente impedem o contágio. Alguns grupos têm maior risco de desenvolver complicações relacionadas à infecção pelo coronavírus. O infectologista recomenda que essas pessoas, preferencialmente, devem evitar sair de casa para que não haja interação com possíveis infectados ou com produtos e ambientes que possam ter as secreções respiratórias com o vírus infectante.
Com relação aos produtos, é interessante que a higienização seja feita com qualquer tipo de desinfetante. O especialista recomenda que todos os produtos com superfície inerte devem ser higienizados com desinfetantes comuns, água sanitária diluída ou álcool em gel, já que estas substâncias têm o poder de remover as partículas virais.
Itens que não podem ser desinfetados, como frutas, legumes e folhas, devem ser higienizados de forma adequada. Lavar as frutas e legumes com uma bucha e um pouco de sabão. No caso de folhas, deixar de molho em uma solução com algumas gotas de água sanitária é o suficiente.

Comentários