Coronavírus: medidas de isolamento devem se estender até julho, sinaliza governo

As medidas de isolamento social em Minas Gerais devem ser mantidas até meados do mês de julho, segundo projeção da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Em entrevista à rádio Super 91,7 FM, o secretário de Saúde Carlos Eduardo Amaral declarou que, apesar do sucesso no achatamento da curva do coronavírus em Minas Gerais, a epidemia deverá se estender até o meio do ano. Isso justifica que devem ser mantidas algumas das medidas de isolamento, mas não de forma tão enrijecida quanto agora.
A entrada das estações mais frias do ano, outono e inverno, entre os meses de março e setembro, preocupa o órgão estadual, uma vez que essas épocas já são conhecidas pela rápida disseminação de doenças respiratórias. As medidas de isolamento adotadas até agora, segundo pontuou o secretário, são uma maneira de garantir que as pessoas não adoeçam todas ao mesmo tempo para que não haja colapso no sistema de saúde.
Até o momento, acredita o secretário, as medidas de contenção da pandemia do novo coronavírus têm se mostrado bastante efetivas em Minas Gerais. Apesar disso, o sucesso inicial do isolamento social nos municípios de Minas se tornou uma preocupação para a Secretaria de Saúde. A pasta teme que os mineiros comecem a desrespeitar o período de quarentena voluntária, o que poderia contribuir para o aumento considerável no número de casos no Estado.
Um mês e seis dias após o aparecimento do primeiro caso de coronavírus em Minas Gerais, o governo estadual já foi notificado de outras 883 pessoas diagnosticadas com a Covid-19. Há registros da presença do vírus em 106 municípios mineiros; cada um com, pelo menos, um caso. Vinte e sete pacientes morreram após serem infectados. Sessenta óbitos são investigados para a doença, e cerca de 64 mil mineiros apresentaram sintomas semelhantes aos do contágio por coronavírus. Esses casos são tratados como suspeitos, pois ainda não há conclusão dos testes feitos a partir das amostras coletadas dessas pessoas.

Comentários