Isolamento aumenta contas residenciais de energia

Contas de energia mais caras assustaram os mineiros nas últimas semanas, quando começaram a chegar às primeiras faturas abrangendo o período de isolamento. Embora muitos tenham especulado que poderia haver erro na leitura ou aumento de tarifa, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) esclareceu que o aumento do consumo residencial foi que provocou o consequente aumento nas faturas.
A Cemig, por sua vez, esclareceu que não houve aumento na tarifa ou erro em massa nas leituras de consumo dos consumidores. Em reunião na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o presidente da companhia, Reynaldo Passanezi Filho, afirmou que o aumento do consumo foi o único responsável pelo aumento nas contas. "O que pode acontecer é um consumidor individual ter um medidor com problema, temos uma taxa de 1 em cada 10 mil casos de erros de leitura, não existe a possibilidade de erro em massa", defende.
A companhia ainda ressalta que é importante que o consumidor observe a possibilidade do ciclo de faturamento ser maior, já que ele pode variar entre 28 e 33 dias. A Cemig também informou que, desde março, início da pandemia, criou a possibilidade de parcelamento de dívidas para consumidores inadimplentes. A negociação é feita diretamente pelo site cemig.com.br e o pagamento pode ser feito em até seis vezes.
Sobre reajustes, a Cemig revelou que o aumento anual previsto para entrar em vigor no último dia de maio - o que se refletiria apenas na conta de julho -, se for concretizado, deve ser de uma taxa próximo de zero. No entanto, algumas propostas estão sendo discutidas no poder Legislativo para que o reajuste não aconteça em 2020. 

Comentários