Doações de sangue caíram até 40% durante a pandemia em unidades do Hemominas em MG

A Fundação Hemominas informou que durante a pandemia houve uma queda de até 40% do número de doações de sangue em todo o estado. No segundo semestre deste ano, o número caiu para 25%, mas o impacto nos estoques ainda é alto, visto que a demanda de transfusões é grande.
A fundação é responsável por 94% da demanda transfusional de Minas Gerais. No Sul de Minas, as principais unidades são o Hemonúcleo de Passos, a Unidade de Coleta de Poços de Caldas e o Hemocentro de Pouso Alegre. Todos seguem funcionando normalmente durante a pandemia. A unidade de Varginha suspendeu a coleta. Em Poços de Caldas, a queda das doações chegou a mais de 50% no início da quarentena. Agora, com a flexibilização das restrições, as doações estão aumentando aos poucos.
Para ser um doador é necessário ter entre 16 e 69 anos, boa saúde e peso maior que 50 quilos. As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira. Os horários precisam ser consultados por unidade. O doador deve agendar um horário para evitar aglomerações através do site do Hemominas ou através do aplicativo MG App.

Comentários