Inaugurado na Ufla, o LabCovid, que realizará exames de diagnóstico da Covid

Na tarde de quarta-feira, dia 14, foi inaugurado na Universidade Federal de Lavras (Ufla), um laboratório molecular para análise de testes de coronavírus, a estrutura recebeu equipamentos de tecnologia avançada para ajudar no diagnóstico da Covid-19. O laboratório, denominado LabCovid, vai realizar testes de biologia molecular em um primeiro momento para enfrentamento da doença.
Os equipamentos que foram instalados no LabCovid será útil também pós-pandemia, pois todo material poderá ser usado para diagnosticar dengue, leishmaniose, febre amarela, Zika vírus e outras doenças tropicais.
A Fundação Ezequiel Dias (Funed) vai credenciar toda a estrutura, com isso, a medicina em Lavras avança no que tange aos diagnósticos de casos do novo coronavírus. O teste molecular TR-PCR, que é feito a partir da coleta de material nas narinas, será analisado no local.
A coordenadora do laboratório e pró-reitora de pesquisa da Ufla, Joziana Barçante, que também é coordenadora do Comitê Intersetorial de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19 em Lavras, em seu pronunciamento, lembrou a saga dos missionários americanos no século XIX, quando aqui aportaram exatamente fugindo de uma epidemia, a de febre amarela, e aqui se instalaram e a partir daí começou o desenvolvimento de Lavras no setor educacional.
O reitor da Universidade Federal de Lavras, professor João Chrysostomo, destacou que o LabCovid é resultado da integração entre diversas instâncias. "Trabalhamos em sinergia com o poder público municipal e estadual para garantir uma boa aplicação de recursos públicos no enfrentamento da doença".
O LabCovid não realizará atendimento ao público, ele realizará exames de materiais coletados e enviados pelos hospitais. O laboratório é altamente tecnológico e estruturado, com equipamentos novos, a partir de um termo de execução descentralizada do Ministério da Educação para enfrentamento à Covid-19.
A princípio, as análises serão concentradas na região de Lavras, mas o objetivo é ajudar a agilizar o diagnóstico também em todo o estado, ele será um laboratório de referência em diagnóstico para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Comentários