Onça ataca sítio na zona rural de Ijaci

Na manhã de domingo, dia 27, os moradores de m sítio próximo a fábrica da Camargo Corrêa, em Ijaci, acordaram e tiveram um surpresa macabra: eles encontraram 77 galinhas mortas, muitas dilaceradas. Os viveiros onde estavam as galinhas tiveram as telas arrombadas. O curioso que os cães do sítio não latiram, os moradores acreditam que eles ficaram com medo e se esconderam.

Imediatamente eles acionaram a Polícia Militar do Meio Ambiente, que compareceu ao local. Depois de uma vistoria pela região foi encontrada uma grande pegada de onça. Segundo uma das moradoras, ela e um primo já viram onça preta na região.

A Polícia Ambiental alegou que nada pode fazer, orientou os moradores sobre os cuidados a serem tomados e disseram que se a onça for capturada, eles a levam para outra região, onde será solta em local inabitado.

O fato é que os animais silvestres estão perdendo espaço, a especulação imobiliária, as queimadas e o desmatamento, esses fatores, aliados ao aumento na disponibilidade de animais domésticos em áreas próximas aos poucos locais ainda preservados, levam alguns predadores a atacar a criação doméstica, como aconteceu com o felino que atacou as galinhas no sítio Charco Grande.

Predadores silvestres se alimentam de outros animais silvestres, mas alguns predadores eventualmente matam também animais domésticos ou ataca criação, como gado, ovelhas e outros. Os conflitos entre criadores de animais domésticos e predadores silvestres causam prejuízo para os dois lados: os criadores perdem seus animais e, em resposta, os predadores acabam sendo perseguidos. Como consequência, algumas espécies de predadores silvestres correm o risco de desaparecer para sempre.

Comentários